LICENCIAMENTO 2019 SC DETRAN → Consulta e Tabela – [CONFIRA]

O Licenciamento 2019 SC é uma taxa anual obrigatória para todos os proprietários que querem circular pelas estradas com seus veículos. E se você tem um veículo automotor e mora em Santa Catarina já deve conhecer esse imposto, porém muitos contribuintes ainda têm algumas dúvidas com relação ao Licenciamento Santa Catarina.

Se você é um deles, não se preocupe, pois será sobre isso que iremos falar neste artigo, tudo sobre o Licenciamento SC.

Para facilitar a leitura deste artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • O que é o licenciamento SC?
  • Como consultar o valor?
  • Tabela com as datas de pagamento
  • Como realizar o pagamento?

Como funciona o Licenciamento 2019 SC (Santa Catarina)

O licenciamento é um imposto obrigatório e essencial para viabilização da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é um documento cujo a posse é obrigatória para os motoristas.

Licenciamento 2019 SC

É cobrado pelo Detran SC anualmente, para todos os proprietários de veículos, assim como o DPVAT e o IPVA Santa Catarina, porém com um valor menor comparado com estes outros impostos.

E o veículo é considerado apto para estar no trânsito e dentro das normas de segurança do Detran SC com o pagamento do Licenciamento Santa Catarina.

Se você por algum motivo você não pagar o tributo, isso irá acarretar em algumas punições, como a impossibilidade de emitir o CRVL, e isso irá deixar o motorista passível de receber multas e perder pontos na carteira.

Consulta Licenciamento SC

O valor licenciamento SC 2019 sofre reajustes anuais, e para realizar a consulta do seu licenciamento SC é muito simples, basta acessar o site do Detran SC licenciamento.

E no portal do órgão também será possível realizar uma grande variedade de consultas, informações e notícias, assim como conferir se o veículo possui infrações ou débitos pendentes.

A consulta licenciamento 2019 SC é essencial para o contribuinte saber exatamente o valor a ser pago, e o certificado somente é emitido após o pagamento de todas as dívidas, caso tenha.

Porém, infelizmente, muitos proprietários ainda têm dúvidas de como fazer a pesquisa, mas pode ficar tranquilo, pois tudo o que você irá precisar é de apenas uma conexão com a internet e um computador.

Segue abaixo o passo a passo para você conseguir realizar a consulta do valor:

Licenciamento 2019 SC


Passo 01: Primeiro acesse o site do Detran SC (www.detran.sc.gov.br) e identifique a seção “VEÍCULOS”.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 02: Depois informe o número da placa e do RENAVAM do veículo a ser consultado e depois clique em Ok.


Passo 03: E a partir desse momento você poderá visualizar o valor a ser pago para obter o licenciamento 2019 do seu veículo.


Tabela Licenciamento SC

O objetivo da tabela de licenciamento 2019 SC é o de informar os contribuintes a respeito das datas e os meses de pagamento da taxa. As datas são divulgadas pelo o Departamento de Trânsito de Santa Catarina todos os anos, e geralmente junto com o calendário de pagamento do IPVA.

Com a utilização do calendário licenciamento SC o proprietário pode se informar a respeito do mês que o pagamento deverá ser realizado, e para fazer isso deverá levar em consideração o último número da placa do seu automóvel.

O calendário licenciamento de veículos do Detran Santa Catarina é muito importante para que você não corra o risco de atrasar essa obrigação que é tão importante para que você possa manter o seu veículo em situação regular.

Confira a tabela licenciamento Santa Catarina abaixo:

Licenciamento 2019 SC

Pagamento do Licenciamento SC

Após realizar a consulta do valor você já pode efetuar o pagamento, com sua guia de Licenciamento 2019 SC em mãos, e você poderá realizar o pagamento nas seguintes agências bancárias:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

E os documentos necessários para realizar o pagamento licenciamento SC são:

  • RG;
  • CPF;
  • RENAVAM do veículo a ser licenciado.

Apresente no Banco os documentos e comunique o desejo de realizar o pagamento do licenciamento SC de seu veículo.

Uma outra opção para realizar o pagamento é se dirigindo até a cooperativa Creditran e apresentando o RENAVAM do seu veículo.

O licenciamento, diferente do IPVA, não pode ser parcelado e deve ser pago à vista até a data estabelecida na tabela. O guia de pagamento para quitação do Licenciamento 2019 é enviado pelo o Detran SC anualmente para a casa dos contribuintes, e com esse extrato são enviadas as multas relacionadas ao veículo, caso haja.

O motorista somente será capaz de renovar o CRLV de seu carro/moto/ect, e renovar o licenciamento Santa Catarina, se tiver pago todos os débitos.

O extrato é enviado até o 20º dia do mês do pagamento por meio dos Correios. E caso o extrato de pagamento não seja enviado dentre desse período, o proprietário deverá ir até um posto de atendimento do Detran Licenciamento SC e solicitar a emissão da 2ª do documento.

O Detran SC enviará o CRLV, dentro de poucos dias, atualizado para sua residência. E a partir deste momento, o motorista estará apto a circular com o seu veículo sem correr os riscos de ter problemas com o Detran.


Como você pode perceber durante a leitura deste artigo, os procedimentos para realizar a consulta dos valores e os pagamentos relacionados ao seu licenciamento 2019 SC são muitos rápidos e práticos.

E mantendo a sua documentação em dia você irá evitar uma série de problemas como perder pontos na carteira, multas ou mesmo ter o seu carro apreendido.

E aí? Gostou do artigo? Você já pagou o seu licenciamento SC Detran? Deixe a sua opinião abaixo. Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *