IPVA 2019 SC DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual que caí sobre a maioria dos proprietários de carros, motos, caminhões etc. Se você mora na região de Santa Catarina, a cobrança do IPVA 2019 SC é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de SC (SEF). A entidade que atribui a responsabilidade de pagamento aos motoristas da região.

Através do calendário oficial, que é publicado no site do Detran SC, é possível conferir os dias de pagamento levando em consideração o número final da placa do veículo.

Para saber mais sobre o IPVA Santa Catarina, ver como fazer consulta, visualizar o calendário de pagamento e muito mais, continue lendo para essas e outras informações.

IPVA 2019 SC

O IPVA SC é um imposto estadual cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos automotores de vias terrestres. Somente os Estados e o Distrito Federal podem institui-los, e cada unidade federativa possui suas regras e critérios para aplicação do tributo.

IPVA 2019 SC

De toda a arrecadação, 50% vai para as cidades que registraram os veículos e a outra metade é transferida diretamente para os cofres estaduais.

O único objetivo do IPVA Santa Catarina é a arrecadação de dinheiro, não possuindo nenhuma relação com a reparação de estradas, ruas, avenidas e coisas do gênero. O dinheiro arrecadado através desse tributo é repassado ao Governo e a Secretaria de Estado de Fazenda é responsável por instituir uma diretriz para o valor recolhido.

Leia também:

O IPVA 2019 SC pode ser pago a vista ou em até três parcelas. Ao pagar em uma única quota, os motoristas poderão obter um desconto em cima do valor total do imposto.

Consulta IPVA 2019 SC

A consulta do IPVA Santa Catarina poderá ser feita através do site do Detran, com apenas alguns cliques do mouse. Assim como outros recursos, os motoristas poderão acessar o portal para visualizar multas, a situação geral do veículo em questão, fazer simulados e muito mais. Como já deu pra perceber, o site do Detran oferece muitas informações para os usuários.

Para fazer consulta IPVA SC 2019  é muito simples, bastando possuir uma boa conexão com a internet e um computador/notebook a disposição. Tudo pronto? Então confira as dicas a seguir:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPVA 2019 SC


Passo 1: Acesse o site do Detran SC (www.detran.sc.gov.br) e espere a página carregar. Desça a página até chegar na parte do “IPVA 2018”. Clique em “Consulte aqui” e espere uma nova página aparecer.


Passo 2: Nessa página os motoristas deverão informar o CPF/CNPJ para visualizar a lista dos veículos que estão sob sua responsabilidade de pagamento do IPVA. Insira o número do documento, marque a caixa “não sou um robô” e clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos será possível visualizar todos os veículos que estão sob sua responsabilidade. Clique no veículo e visualize quanto deverá ser pago de IPVA. Escolha a forma de pagamento (se o tributo será quitado de uma vez ou parcelado) e vá até uma agência bancária realizar o pagamento.


Para consultar o IPVA SC de um veículo em questão, visite a página inicial do Detran Santa Catarina e em “Veículos”, informe o número da placa, do renavam e clique em OK. Na outra página será possível visualizar todas as pendências e os tributos que deverão ser pagos para regularizar o veículo consultado.

Tabela IPVA 2019 SC

O calendário de pagamento IPVA SC é um cronograma onde mostra aos motoristas o dia em que o pagamento deverá ser feito (por quota única e parcelado em 3 vezes) levando em consideração o número final das placas dos veículos.

O tabela IPVA SC é divulgada por meio do Detran e você poderá consultá-lo a seguir:

IPVA 2019 SC

Pagamento IPVA 2019 SC

Qualquer pagamento relacionado ao Detran Santa Catarina, como multas, tributos e até mesmo o IPVA, poderá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil. Para realizar o pagamento do IPVA SC, siga as nossas dicas a seguir:


Passo 1: Vá até o Detran SC e escolha uma forma de pagamento. Após isso, imprima o boleto para realizar a quitação do tributo.


Passo 2: Separe o valor correspondente e vá até qualquer caixa do Banco do Brasil e pague o valor. É importante ficar de olho no calendário oficial para visualizar as datas de acordo com a forma de pagamento escolhida (cota única ou parcelado em 3x).


Imprima o comprovante do pagamento do IPVA Santa Catarina e pronto! O tributo estará devidamente pago e só no ano que vem que os motoristas deverão se preocupar novamente em pagar o imposto.

Em caso de dúvidas relacionadas ao IPVA 2019 SC é só fazer um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *